O implante dentário é uma solução estética e também funcional, com ele conseguimos não só melhoramos significativamente a autoestima do paciente, mas também restabelecemos a função mastigatória das pessoas que sofrem com a falta de dentes. Essa melhora na função mastigatória é uma forma importante na prevenção de doenças, saiba como a falta de dentes pode prejudicar nossa saúde sistêmica.
DIGESTÃO
A perda dental tem relação com problemas de digestão. Se os alimentos não passam por uma mastigação eficiente, a pessoa passa a engolir pedaços maiores do alimento. Quando esses pedaços chegam ao estômago, o sistema digestório precisa trabalhar mais, liberando mais ácido. Invariavelmente, a pessoa passará a sentir azia e refluxos, terá má absorção de nutrientes e até dores abdominais.
AUMENTO DE PESO
Quando a mastigação é ineficiente, a pessoa acaba engolindo a comida cada vez mais rápido, diminuindo a sensação de saciedade. A saciedade está intimamente relacionada a uma mastigação cuidadosa, que é a primeira fase da digestão do alimento. Quanto menos saciada a pessoa se sente, maior será a quantidade de alimentos que comerá.
EXISTE CONTRAINDICAÇÂO?
À princípio não existe contraindicação absoluta para implantes. Porém, é necessário fazer uma avaliação com um especialista para determinar o plano de tratamento. Durante uma consulta, o cirurgião dentista avalia as condições de saúde e também as condições bucais do paciente verificando se há a necessidade de enxertos ósseos, por exemplo, ou se possui alguma doença que precisa ser tratada ou controlada.
TEMPO DE INSTALAÇÂO
A cirurgia de instalação de implante demora em média de 20 minutos a 1 hora, dependendo da quantidade de implantes, com anestesia local e essa região permanece anestesiada durante toda a cirurgia.
MATERIAIS DOS IMPLANTES DENTÀRIOS
O implante dentário pode ser feito de titânio ou zircônia. Esses materiais apresentam excelentes características de biocompatibilidade com o tecido ósseo e meio bucal, e também apresenta resistência às forças a que são submetidos os implantes durante a mastigação.